terça-feira, 21 de agosto de 2007

NABTA - Egito

(por Leila Ossola)(foto: J.M. Malville (U. Colorado) & F. Wendorf (SMU) e outros)


Em 1997, pesquisadores descobriram em pleno deserto do Saara a mil quilômetros ao sul da cidade do Cairo, numa depressão conhecida como Nabta ou Nabta Playa - alinhamentos megalíticos e círculos de pedra erguidos aproximadamente há 7.000 anos. Essas estruturas passam portanto a ser o mais antigo complexo astronômico-cerimonial da pré-história (mais antigo que Stonehenge e Newgrange) .


As evidências indicam, que Nabta foi usada como um centro cerimonial formando um calendário em círculo.



Em cálculos efetuados pelo astrônomo J.M. Malville, um dos descobridores desse sítio arqueológico, o alinhamento mais longo de Nabta Playa aponta para o nascer helíaco da estrela Sírius, ou seja, o ponto no horizonte leste onde ela aparecia pouco antes do nascer do sol.


E por que estariam os proto-egípcios interessados nesse tal de nascer helíaco? Porque esse fenômeno indicava a primeira aparição anual de Sírius acima do horizonte oriental. Este momento coincidia, aproximadamente, com o solstício de verão e a inundação provocada pelas cheias do rio Nilo. Era o início do Ano Novo egípcio, marcado por festividades que celebravam a fertilidade da terra e a renovação, portanto base para um calendário agrícola e tudo que isto significa em termos de sobrevivência para a população.



O ciclo anual era dividido em três estações: Inundação, de julho a novembro; Semeadura, de novembro a março; e Colheita, de março a julho. O nascer helíaco de Sírius coincidia com o começo do ano civil somente uma vez a cada 1460 anos (ciclo sótico) e, portanto, correspondia a um ciclo diferenciado e mais antigo, como já vimos. Mesmo assim, o ano civil egípcio seria adotado, e adaptado, mais tarde pelo imperador romano Júlio César, passando então a ser usado em todo o Ocidente.

Círculo do calendário em Nabta.



Em Nabta, existem seis alinhamentos megaliticos que se estendem através dos sedimentos da praia, perfazendo um total de 24 megalitos. Como os raios em uma roda, cada alinhamento irradia a luz solar para fora da estrutura complexa.

Estes monumentos megalíticos de pedra foram erigidos cerca de 6.700 a 7.000 anos ao sul do Deserto do Saara.. Embora mais pesquisa necessitem ser feitas, muitos cientistas, acreditam que tais alinhamentos tiveram um significado astronômico. Comparado a Stonehenge, este círculo é muito pequeno, medindo aproximadamente 4 m no diâmetro. O calendário consiste em um número de pedras (monólitos) principais que são quatro pares das maiores. Cada um destes quatro pares era ajustado formando como que “portas.” Dois destes pares são alinhados, formando outra linha norte/sul e outras duas também alinhadas formam as linhas leste/oeste. Esse alinhamento leste/oeste é calculado para demonstrar o nascer do sol e se ajustaria ao solstício de verão aproximadamente há 6.500 anos ou 4.500 antes de Cristo . Os cientistas calculam uma data aproximada desta construção (provavelmente no período neolítico) sendo similar também aos grandes alinhamentos de pedra encontrados na Europa (datados aproximadamente da idade do bronze) e anteriores a outros monumentos na África datados da idade do ferro.

O círculo de pedra do calendário perto de Nabta

.

***

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...